Fechando 100 dias de pandemia, todos estamos vivenciando uma situação complexa, com desdobramentos substanciais. Dependendo do segmento de mercado, a recuperação pode levar meses ou anos, e em outros setores é só uma “marolinha”. Estamos muito focados, lado a lado de nossos clientes e parceiros na busca por soluções simples, customizadas e que tragam resultados em meio às dificuldades do cenário atual.

Nossa prioridade na Truth Finance é agir cada vez mais de acordo com nossa missão, visão e valores. Em resumo estamos falando de:

  • Ouvir as pessoas de forma verdadeira e profunda, entendendo o momento da empresa;
  • Com isso conseguimos personalizar a solução conforme foco do cliente;
  • Temos que atuar de forma parceira, com foco em resultados e de forma transparente

O momento é cheio de incertezas, muitos empresários e executivos estão com dúvidas enormes sobre o futuro e se a sua empresa conseguirá sair dessa crise e seguir adiante. Mesmo identificando oportunidades para sobrevivência e reinvenção dos negócios, seja na área financeira, controladoria, de operações, comercial ou gestão de pessoas, temos nos deparado com um obstáculo muito verdadeiro:

TOMADA DE DECISÃO

A dúvida ou procrastinação em adotar ações para tentar mudar a situação atual ou iminente é válida e deve ser respeitada. Somente quem tem a responsabilidade de liderar e perenizar um negócio, gerar e manter empregos e gerar valor para clientes, acionistas (muitas vezes ele mesmo), sociedade e colaboradores sabe o que está em jogo. E acreditamos que, para implementar mudanças e decisões, é preciso:

PARCERIA, CONFIANÇA, CORAGEM E ASSERTIVIDADE

Seja para uma restruturação financeira, uma consultoria em gestão ou um planejamento estratégico, é cada vez mais necessário entender à fundo as motivações de cada empresa ou líder antes de se oferecer algo. Na prática, esse é um momento em que não existem soluções de prateleira, soluções precisam ser personalizadas e cada vez mais a verdadeira parceria vale muito. Temos visto muita gente se aproveitando do que está acontecendo no mundo para vender ilusões ou propostas que simplesmente não se adequam à necessidade daquela empresa ou pessoa.

A experiência nesses tempos de isolamento e consequente impacto para os negócios é muito cristalina: a solução para cada empresa na maioria das vezes é simples, mas não óbvia, e requer um debate franco. As vezes é possível fazer, porém em outras, NÃO DÁ PRA FAZER. É tempo de sentar com parceiros e clientes lado a lado e não frente a frente, construindo soluções, aceitando que nem todas elas serão perfeitas e tendo consciência que não tomar decisão também significa um caminho, que nesse momento pode levar à não continuidade dos negócios.

Os caminhos para a travessia nessa crise podem ser diversos. Nós acreditamos em algumas ações que parecem simples (na verdade são) mas que, em meio à crise, não aparecem normalmente na agenda de empresários e executivos:

  • Proteção ao caixa, de todas as formas possíveis
  • Foco nas pessoas e na eficiência, com comunicação transparente
  • Gerir, em paralelo, a crise e a continuidade dos negócios
  • Ouvir, debater, aprender, discutir, analisar….e ao final decidir, sair da inércia, mudar se for necessário

Está difícil para todos nós, e acreditamos firmemente que vamos sair dessa e melhores do que entramos.

Força e foco!

Um abraço a todos!

Ricardo Maltez

Engenheiro Metalurgista com especialização em Administração de Empresas e MBA Executivo Internacional com módulos na Europa, China e Estados Unidos. Possui mais de 20 anos de experiência em multinacionais como Embraer, CHC Helicopter e Aiwa. Realizou negócios em mais de 20 países durante sua vasta experiência internacional.

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