No cenário global, todos os países estão enfrentando a crise profunda com o COVID-19, e essa, diferente de outras crises, tem origem na saúde. Uma pandemia que traz transformações para as vidas de todas as pessoas, causando impactos arrasadores na economia.

Para abordar o tema, os sócios da Truth Finance, Kaio Poletti e Ricardo Maltez, falaram sobre as estratégias necessárias diante deste cenário, e quais mudanças serão necessárias para garantir melhor segurança para a empresa. Confira a entrevista:

Quais ações estão sendo feitas, em um cenário mundial, para enfrentamento da crise?

Os governos de todo o mundo estão injetando pacotes de medidas para enfrentar a crise econômica de frente. São trilhões de dólares, para ajudar a população e as empresas de diversos setores, valores jamais vistos em crises anteriores.

No Brasil não é diferente, à despeito de desalinhamentos, vagarosidade e timidez, além de questões políticas que infelizmente estão presentes nas discussões.

Como vocês veem o cenário nos próximos meses?

O desafio que está apresentado nos próximos meses é claro. No campo da saúde, é vencer ou vencer. Dominar o avanço do contágio para “achatar a curva”, preparar o mundo para tratar infectados, injetar recursos para combater essa pandemia, para descobrir e pesquisar a cura, entre outros.

Na economia, os próximos meses serão de sobrevivência, simples assim. Essa crise será mais profunda que a de 2008 por exemplo. E a recessão virá já em 2020, com as análise de queda do PIB brasileiro em até 2%.

O que é mais importante nesse momento?

O primeiro passo para enfrentar esse momento é reconhecermos que temos uma crise e que ela é profunda. Para tal, é fundamental que cada empresa ou negócio estabeleça o processo de Gestão da Crise imediatamente.

Quais as principais medidas que podem ser tomadas para o enfrentamento?

As medidas para enfrentar a crise de frente devem ocorrer com eficácia: gerir caixa como nunca, gerenciar as despesas e os contratos, renegociar o que for possível, adequar o tamanho da empresa se necessário, alinhar a produção/serviços à demanda, gerir com agilidade e eficiência o endividamento, entre outros

Em paralelo, deve-se ter um foco no plano de continuidade de negócios, de modo a estar preparado para a retomada do mercado. Sim, a crise vai passar e as oportunidades virão após a demanda se recuperar. Foi assim em todas as crises que tivemos.

Como o acompanhamento profissional pode contribuir neste processo?

Quem estiver mais preparado e melhor assessorado neste período tem maiores chances de atravessar a crise em melhor forma. Credibilidade é fundamental na relação com clientes, empregados, bancos, governo, fornecedores e parceiros.

Neste ambiente de tensão e que muda rapidamente, o que pode ser feito?

É fundamental manter a tranquilidade para melhores decisões, assim como prestar máxima atenção nas medidas que o governo está colocando à disposição das empresas e dos cidadãos brasileiros.

O que a Truth Finance está fazendo para contribuir com seus parceiros?

Mais do que nunca estamos próximos de nossos clientes e parceiros, que podem contar conosco a qualquer momento para navegar nessa tormenta. Não existem receitas milagrosas ou planos prontos. É preciso entender a necessidade de cada negócio para entender o remédio necessário.

Sobre os entrevistados:

Kaio Poletti é economista e especialista em Gestão de Negócios e Estratégias Empresariais, com mais de 25 anos de experiência na gestão de área comercial e administrativa/financeira.

Ricardo Maltez é Engenheiro Metalurgista e especialista em Administração de Empresas Executivo Internacional, e possui mais de 20 anos de experiência em multinacionais como Embraer, CHC Helicopter e Aiwa.

Deixe um comentário