panorama do mercado financeiro em meio a conflitos e ano eleitoral. quais as implicações?

Mercado financeiro x ano eleitoral x guerra?

Olá,
Como está o mercado financeiro em ano eleitoral? Ainda mais com a guerra que está em andamento? Sabemos que as ações de commodities e bancos voltarão a ganhar força nas eleições deste ano, pois nas últimas cinco eleições no país, foram os dois setores que mais se destacaram, ficando entre as 10 ações mais negociadas do Ibovespa. Sempre há ações mais populistas nos anos de eleição presidencial, fazendo com que as pessoas invistam em papéis mais seguros, devido às turbulências que venham a acontecer. E agora temos um ingrediente a mais: GUERRA!!! E que ingrediente, hein????? pois está sacudindo a política e a economia mundial.

O QUE FAZER?

Muitas empresas evoluíram, avançaram com a vinda da pandemia em 2020. Ou seja, fizeram o “dever de casa”, o que pode ser fundamental para enfrentarem 2022 e os próximos anos.

Nós da Truth Finance sabemos que teremos as consequências da Guerra e, também, o impacto das eleições em nossa economia. Principalmente para as empresas. Quando falamos de crédito, as expectativas são pessimistas: juros em alta, crédito cada vez mais rigoroso e as garantias solicitadas com maior liquidez possível. Pelo lado dos empresários a situação fica ainda mais pesada pelos fatores paralelos ao negócio, sobre os quais não se tem o controle efetivo. São as condições do ambiente de mercado, como os custos das matérias primas, logística cada vez mais impactando nos negócios (e vem mais: Ex.: combustíveis e energia), concorrência global, tecnologia e informações em tempo real nas mãos dos consumidores, etc.

Neste cenário de guerra, o agronegócio está diretamente afetado, sendo a matéria prima de vários negócios que, com o efeito cascata, também terão dificuldades. O tamanho do impacto vai depender do tempo de duração do conflito e das sanções de ambos os lados.

Diante deste cenário, acreditamos e aconselhamos nossos clientes e parceiros que invistam em pessoas, tecnologia, processos e tenham números confiáveis,
que expressem a realidade da sua empresa/grupo o mais rápido possível. Façam com que as máquinas efetuem o serviço burocrático, deixando as pessoas para as tomadas de decisões e, principalmente, falarem com outras pessoas, buscando solução e evolução. Só dessa maneira, atuando com firmeza e transparência, as empresas atravessarão inteiras esse momento de turbulência mundial. Falamos que, quanto mais reuniões*, mais organizadas são as empresas.

*Reuniões objetivas buscando agregar ao negócio, sempre em linha com o planejamento. Ou seja, não tornar uma conversa de “boteco” e sim uma reunião profissional….

Kaio Poletti

Kaio Poletti é economista e especialista em Gestão de Negócios e Estratégias Empresariais, com mais de 25 anos de experiência na gestão de área comercial e administrativa/financeira.