Frequentemente, na Truth Finance, buscamos escrever artigos sobre nossa visão do mercado, sobre o que estamos observando e indicamos algumas estratégias que as empresas podem adotar para se posicionar perante os desafios que vem surgindo durante o ano.
Recentemente falei da atenção ao caixa. A preocupação que os gestores deveriam ter com a liquidez da empresa para fazer frente a seus compromissos na fase inicial da Covid19. Depois foi publicado dois artigos sobre atenção para a retomada e a resiliência de manter o foco da equipe. Planejar como a empresa voltaria a crescer e ter uma estratégia bem organizada era muito importante no momento em que o mercado fosse retomar.
Hoje o que observamos é que o mercado já reagiu em muitos setores, acima das expectativas. A retomada está sendo forte e se continuar com essa evolução teremos um final de ano bem acima do esperado. Certamente que temos alguns setores sofrendo, mas sigo otimista de que o final de ano será melhor para todos.
Os gráficos do Boletim Cielo (05/10/20), demonstram a recuperação gradativa do faturamento nominal do varejo, a queda de março a setembro/20 de -20,4% e nas últimas semanas essa a redução ficou em -4,6%. Os índices melhoram a cada publicação.
Pelo que observo teremos ciclos contínuos da Covid 19: aumento dos casos / isolamento social / redução dos casos… até a chegada da vacina. A cada dia aprendemos um pouco mais de como conviver com esse quadro pandêmico. A medida que a vida começa a voltar ao normal, mesmo que de forma lenta e com grandes cuidados, o varejo vai recuperando as perdas.
Nesse momento de retomada entendo que a gestão da empresa deve estar atenta a três pontos importantes:
- Margem
O Covid 19 impactou nas margens de todas as empresas. Primeiro com a queda das vendas, depois pela geração de custos adicionais que antes as empresas não tinham. Como a demanda crescendo, cabe ao gestor fazer uma análise detalhada do seu portfólio de produtos e clientes, colocando as margens de volta nos trilhos. Fazer revisão de alguns preços e produtos será fundamental para ter uma carteira de pedidos saudáveis – com margem. Não esqueça que seus fornecedores virão com pressão de aumentos e, para ter insumos nas linhas de produção, algumas vezes terá que flexibilizar, fique atendo.
- Hora de mudar o perfil do endividamento
O mercado financeiro está mais exigente, mas acessível a créditos de longo prazo. É a oportunidade de alongar o perfil do endividamento buscando linhas com menores custos e reduções de garantias. Fique atento para as oportunidades de outras linhas que não sejam as comumente utilizadas no dia a dia.
- Planeje o Futuro
Agora é hora de planejar a empresa dentro do novo cenário e de novos conceitos do mercado. Avalie bem o e-commerce para futuro do seu negócio. Considere os novos entrantes que estão surgindo ou produtos substitutos. É o momento de pensar e agir estrategicamente. Temos várias oportunidades e muitas ameaças, mas não esqueça que o mais importante do que os próximos três ou cinco anos (período que normalmente os executivos planejam) é a perenidade da empresa. Quando você gestor coloca o foco na perenidade da empresa as suas ações estratégicas e o seu planejamento serão mais precisos.
Continuo com muito otimismo, acreditando em nosso País, nossa gente e em nossas empresas. Quando muitos acham que a Covid 19 era a “pá de cal” para o nosso Brasil, nós na Truth Finance, em plena Covid-19, fomos atrás e fechamos novos acordos internacionais com investidores e bancos dos Estados Unidos e Europa. É importante trazer novos recursos, linhas de crédito de longo prazo para nossos clientes. Uma vez escutei de um gestor de um fundo de investimento: “Michels, para projetos bons sempre teremos dinheiro.” Nós aqui na Truth Finance ampliamos um pouco mais: “… para empresas com perspectiva e bons projetos, sempre terá recursos.” Cabe a nós demonstrar ao mercado o potencial de nossas empresas para que os investidores tenham a confiança em colocar os seus recursos.
Vamos em frente, confiantes em dias melhores e conte sempre com o time da Truth Finance.
Gilmar Michels
Possui mais de 25 anos de experiência com atuação e expertise na estruturação de operações financeiras diferenciadas, coordenação e negociação de dívidas em Recuperação Judicial. Também atuou como CFO, CEO e conselheiro em empresas nacionais e multinacionais.